Após abordagens simultâneas a dois veículos, com as mesmas características, placas idênticas, em dois estados diferentes, PRF descobre e apreende veículo clonado

Os veículos foram abordados ao mesmo tempo em Campo Mourão, no Paraná, e Tianguá, no Ceará. Um homem de 36 anos foi preso em flagrante

Na tarde desta segunda-feira (31), por volta das 17h30, policiais rodoviários federais estavam em fiscalização focada no combate à criminalidade quando abordaram duas caminhonetes Toyota/Hilux, de cor branca, com placas idênticas, um na BR 369 km 365 no município de Campo Mourão/PR, e a outra na BR 222 km 307 em Tianguá/CE. A distância entre as cidades é de 3.000 (três mil) km, aproximadamente.

Durante a fiscalização no Paraná, o condutor da caminhonete afirmou aos policiais que já havia feito um boletim de ocorrência recentemente pois suspeitava que seu veículo havia sido clonado. O condutor afirmou que a suspeita se deu ao tentar pagar o imposto sobre o veículo no início desse ano, quando, ao imprimir o boleto pra pagamento, descobriu que seu veículo havia sido transferido a uma pessoa desconhecida por ele no estado do Ceará. O condutor afirmou ser o proprietário do veículo e apresentou a nota fiscal de compra da caminhonete (zero quilômetro) em seu nome. Os dados da nota fiscal eram condizentes com os sinais identificadores do veículo, bem como com a identidade do condutor.

Paralelamente, no Ceará, durante a ação policial, os PRF’s constataram divergências e adulterações nos sinais identificadores da caminhonete lá abordada. Aos policiais o condutor afirmou que teria adquirido o veículo em Fortaleza/CE, de um terceiro desconhecido, que teria pago a quantia de 260 mil reais, e que se tratava de um veículo de “repasse”. Surpreendeu à polícia o fato de o veículo, mesmo com vários sinais identificadores adulterados, ter sido transferido pelo órgão competente daquele estado. Fato esse que também deverá ser apurado posteriormente.

O veículo como sinais identificadores adulterados, e seu condutor, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Tianguá-CE. O veículo deverá ser objeto de perícia posterior, que poderá identificar sua real origem.

O homem preso, responderá, em tese, pelo crime de adulteração de sinais identificadores do veículo, com pena que pode chegar a 6 anos de reclusão.

A PRF faz um alerta a todos que forem realizar uma compra de veículo usado, para que procurem uma loja especializada, ou, no caso de compra de particular, que verifique as condições do veículo junto ao órgão responsável mais próximo (Detran ou despachante), ou que recorra a uma empresa de vistoria veicular.

Verifique também

RAPAZ DE 25 ANOS É PRESO EM FLAGRANTE DIRIGINDO EMBRIGADO VEÍCULO NA PR-463 EM COLORADO

  No início do período da madrugada d3sta segunda-feira, dia 31/03/2025, às 00hr05m, a Polícia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *