Tempo seco e calorão: veja a previsão para as próximas semanas no Paraná
As águas de março fecharão o verão dentro da média histórica para o mês em algumas regiões; confira
O calor deve continuar pelas próximas semanas no mês de março em todo o Paraná, de acordo com a previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). As temperaturas máximas podem chegar até 37°C, seguindo o ritmo de fevereiro.
As duas primeiras semanas serão mais secas e as temperaturas seguem altas. Com isso, o desconforto térmico continua intenso. Ao longo do mês as temperaturas devem ficar levemente acima da média em todas as regiões do Paraná. Somente com a chegada do outono a temperatura vai diminuir gradualmente.
As águas de março fecharão o verão dentro da média histórica para o mês nas regiões Centro e Leste. Já no Norte e Oeste do Estado, o clima fica mais seco: a chuva deve ser abaixo da média.
“As tempestades isoladas ficarão menos frequentes, e aumenta o intervalo entre os dias com chuva. Isso acontece porque vai diminuir a umidade da atmosfera. Teremos mais predomínio de massas de ar seco”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Em março as médias de chuva são de 200 mm a 300 mm no Litoral. Na faixa de Curitiba até Telêmaco Borba a média de chuvas no mesmo período é de 100 mm a 125 mm apenas, com exceção da região de Castro, que registra médias de 75 mm a 100 mm. Nos arredores de Castro fica a área do Paraná onde menos chove, historicamente, em março.
Nas regiões de Guaíra e Umuarama, e em uma pequena faixa próximo a Francisco Beltrão, o volume de chuvas no mês é similar ao da Capital.
No resto do Estado, a média de chuvas em março fica na faixa de 125 mm a 150 mm, com exceção da região de Cândido de Abreu e uma área próxima a Cascavel, que geralmente registram volumes de chuva entre 150 mm e 200 mm no mês.
Fonte RicTvMaringa