DURANTE O PROGRAMA GUARDIOES DA FRONTEIRA, POR MEIO DA OPERAÇÃO HÓRUS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA DO GOVERNO FEDERAL, EM CONJUNTO COM A POLICIA FEDERAL O EFETIVO DO BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL FORÇA VERDE DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, EMPREGADO NA BASE TRARBACH, REALIZAVA PATRULHAMENTO TERRESTRE NA ÁREA DO MUNICÍPIO DE IVATÉ, ESTRADA ENTRE O DISTRITO DE HERCULANDIA E VILA RICA DO IVAÍ. DURANTE UMA FISCALIZAÇÃO EM ÁREA DE MATA A EQUIPE LOCALIZOU UMA ABERTURA NA MATA (PICADA), ONDE FOI CONSTATADO QUE A ABERTURA ESTAVA SENDO USADA PARA ESCONDER DOIS VEÍCULOS SENDO UM COROLA DE COR PRATA PLACA FWG-9653 ONDE O MESMO ENCONTRAVA SEM PARA-CHOQUE DIANTEIRO, E UMA CAMINHONETE FORD RANGER SEM CHAVE, PLACA AYA 5F37, AMBOS COM INDÍCIOS DE UTILIZACAO EM CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS, CONTRABANDO DE CIGARROS E TRAFICO DE DROGAS.
A RANGER NÃO POSSUÍA OS BANCOS TRASEIROS E HAVIA NO SEU INTERIOR ALGUMAS PLACAS DE OUTROS VEÍCULOS. NO COROLLA AINDA FORAM LOCALIZADAS OUTRAS PLACAS DE VEÍCULOS. ATO CONTÍNUO, A EQUIPE DA POLÍCIA AMBIENTAL, ENQUANTO FAZIA CONTATO COM A OUTRA EQUIPE PARA CONSULTAR OS DADOS DOS VEÍCULOS, PERCEBEU UM INDIVÍDUO, NA MATA PRÓXIMO AOS VEÍCULOS E, AO TENTAR REALIZAR A ABORDAGEM, O INDIVIDUO TENTOU SE ESCONDER. APÓS DAR CONTINUIDADE E REALIZADA A ABORDAGEM, FOI LOCALIZADO PRÓXIMO A ELE, UM DEPÓSITO DE CIGARROS CONTRABANDEADOS DO PARAGUAI DE DIVERSAS MARCAS.
ENQUANTO A EQUIPE DA POLICIA AMBIENTAL AGUARDAVA APOIO, PERCEBEU UM OUTRO VEÍCULO VINDO ATÉ O LOCAL DO DEPÓSITO DE CIGARROS, SENDO REALIZADA A ABORDAGEM, MOMENTO EM QUE O CONDUTOR FOI COM O VEICULO EM DIREÇÃO A UM DOS POLICIAIS, O QUAL REVIDOU A INJUSTA AMEAÇA, SENDO, ENTÃO INICIADO ACOMPANHAMENTO TÁTICO E, NA SEQUENCIA O INDIVIDUO ABANDONOU O CARRO E FUGIU PARA AREA DE MATA NÃO SENDO LOCALIZADO.
O DETIDO COMENTOU QUE O OUTRO VEÍCULO VEIO NO APOIO, DEVIDO ESTAR SEM COMUNICAÇÃO, O QUAL QUEBROU SEU PRÓPRIO CELULAR PARA QUE A POLICIA NAO TIVESSE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POSTERIORMENTE. EM SEGUIDA, CHEGOU NO LOCAL A OUTRA EQUIPE DA POLICIA AMBIENTAL DE UMUARAMA, JUNTAMENTE COM O CANIL DA 5ª CIPM.
RESSALTA-SE QUE OS VEÍCULOS ESTAVAM A CERCA DE 300MTS MATA A DENTRO. POSTERIORMENTE, CHEGOU UM CAMINHAO BAU E UMA VIATURA DA POLICIA FEDERAL COM 3 POLICIAIS FEDERAIS DO NEPOM E MAIS 3 MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO PERTENCENTES AO 30 BIMTZ. DESTA FORMA, FORAM TRANSBORDADOS OS CIGARROS CONTRABANDEADOS DA ÁREA DE MATA, QUE ESTAVAM A APROXIMADAMENTE 100MTS PARA DENTRO DA MATA FECHADA, TOTALIZANDO 674 CAIXAS. NO TOTAL, FORAM ENCONTRADAS 18 PLACAS DE VEÍCULOS. FINALIZA-SE QUE O DETIDO JÁ POSSUI ANOTAÇÕES CRIMINAIS ANTERIORES, PORTE DE ARMA, AMEAÇA E CONTRABANDO, SENDO QUE ESTE ENCONTRA-SE EM CONDICIONAL.