PARANÁ ENTRA EM ALERTA PARA TEMPESTADES, VENTOS FORTES E GRANIZO

 

O Paraná terá uma quinta-feira (13) marcada por calor, aumento da umidade e retorno das chuvas, com possibilidade de tempestades em diferentes regiões do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade de grau de severidade “Perigo Potencial” que abrange 218 cidades paranaenses.

O aviso começa à 0h desta quinta e permanece válido até as 23h59. Segundo o INMET, estão previstos volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no acumulado do dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Apesar de o alerta indicar baixo risco de ocorrências mais graves, como cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos, a recomendação é que a população fique atenta durante os períodos de instabilidade.

O aumento do calor está relacionado ao avanço de uma massa de ar quente e úmido proveniente do Norte do Brasil, enquanto uma área de baixa pressão se forma sobre o Sul do país.

Com o avanço desse sistema, as condições ficam mais favoráveis à ocorrência de chuvas. A instabilidade deve entrar inicialmente pelo Sudoeste do Paraná e, ao longo do dia, avançar para outras regiões.

De acordo com o Simepar, a faixa sul do Estado apresenta maior possibilidade de tempestades, justamente devido à combinação entre calor, umidade e a atuação da área de baixa pressão.

Texto e foto: reprodução/GMC Online, com edição NH Notícias

Verifique também

CÉU FICA TOMADO POR NUVENS ESCURAS E CHAMA ATENÇÃO EM ARAUCÁRIA

  Uma grande formação de nuvens escuras chamou a atenção dos moradores de Araucária, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *