imagem ilustrativa

Cresce suspeita de elo entre hepatite ‘misteriosa’ e Covid-19 e casos em SC apresentam melhora

Hipótese da relação foi levantada inicialmente por autoridades de saúde do Reino Unido; até o momento, SC registrou três casos suspeitos da doença
Um tipo misterioso de hepatite aguda tem despertado a atenção de autoridades de saúde de diferentes países do mundo ao longo das últimas semanas. A doença não é ocasionada por nenhum dos vírus conhecidos da hepatite (A, B, C, D e E) e pode ter entre as suas causas uma relação ainda não esclarecida entre a Covid-19 e um tipo de adenovírus.
Até o momento, Santa Catarina registrou três casos suspeitos da hepatite de origem misteriosa. Os pacientes evoluíram com melhora da função hepática, segundo informou a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) nesta segunda-feira (23).

Como ainda não se sabe o agente causador da doença, todos os casos seguem em investigação.

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) continua monitorando os casos e atualizando as definições e os exames necessários para a exclusão de outros diagnósticos.

O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar 41 eventos suspeitos de hepatite aguda de origem desconhecida registrados até agora em território nacional.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou até esta semana 348 casos da doença. A maioria das crianças apresentou sintomas gastrointestinais, icterícia e, em alguns casos, falência aguda do fígado e um quadro que acabou levando à morte.

Elo entre vírus de hepatite e Covid-19

A primeira hipótese de que a hepatite aguda possa ser causada por uma relação entre a Covid-19 e um tipo de adenovírus foi levantada por autoridades de saúde do Reino Unido. Lá, os primeiros casos foram registrados e tratava-se de uma hepatite causada por um adenovírus.

Estudos mostraram que até 70% dos doentes testaram positivo para o adenovírus 41F. Ele afeta mais crianças, jovens e pessoas imunossuprimidas. Provoca resfriado ou problemas intestinais.

“Inicialmente achou-se que o adenovírus seria a causa das hepatites agudas, mas o fato é que ele não aparecia em todos os casos”, explicou o infectologista Marcelo Simão, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas. “Em muitas crianças que apresentaram quadros graves não foi possível isolar o vírus; e em algumas na qual foi feito um transplante não se achou o vírus no fígado retirado.”
Fonte ND Mais

imagem ilustrativa

Verifique também

Mãe encontrada morta com os filhos homenageou as crianças semanas antes mãe encontrada morta na cama com os filhos em jacarezinho

  Ellen Craveiro, 22 anos, encontrada morta na cama de casa com os dois filhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *